sábado, 12 de setembro de 2009

Veronika Decide Morrer

Fui ao cinema recentemente para assistir a este filme que foi inspirado em um livro do grande autor, Paulo Coelho. Tá, não é uma coisa para se orgulhar, hehehe, porém o filme me trouxe uma boa questão a mente.

Temos o direito de tirar a nossa própria vida?

Até que ponto podemos estar certos de que esse mundo não dára mais para nós. De que nossas vidas não são mais úteis. De que não há mais volta. Não há mais escapatória. Não há mais para que, ou porque viver. De que não há mais nenhuma alternativa. Será que realmente não há, ou será que simplesmente não temos a audácia de segui-la. Temos a coragem de seguir em frente e deixar na mão aqueles que tanto nos ajudaram? Temos coragem de largar tudo e desapontar amigos, família, vizinhos. Temos coragem de sair do conformismo e lutar pelos nossos sonhos e desejos?

Existem momentos em que parece não haver saída. Em que não há mais forças. Em que tudo é escuridão. Será que em um momento desses temos o direito de tirar nossas próprias vidas e acabar de uma vez por todas com nosso próprio sofrimento? Temos o direito de decidir que é hora de morrer?

Ou será que temos que viver?

Talvez, com o passar do tempo, esse momento de decaída passe e então enxergaremos a luz no fim do túnel. Talvez não.

Talvez passaremos a ver a beleza das coisas, e ganharemos a coragem para perseguir os nossos desejos. Talvez passaremos a dar valor a vida como nunca antes.

Mas será que sempre vem o sol depois da tempestade?

Nenhum comentário: