terça-feira, 11 de novembro de 2008

Hoje eu quero comer de colher!

Cara, quem foi que tirou a colher das minhas mãos? Quem foi que a substituiu cuidadosamente por garfos e facas e me fez agir como uma mocinha bem comportada e de bons modos? Quem foi que permitiu pela primeira vez que eu comece sem o jogo americano por baixo do prato?

Como que eu não percebi essa mudança?

Quando criança, eu sempre comia de colher. Todas as refeições, café-da-manhã, almoço, lanche, jantar, sobremesa... Se não era com a colher, era com a mão...

Esses dias me deparei com um dilema. Em vez de pegar um garfo para comer, peguei uma colher... Assim, do nada, inconscientemente... Uma colher substituindo o garfo... Então me veio toda essa história na cabeça... No começo de tudo era a colher que mandava, ela que era minha companheira, ela que me alimentava... Agora não. Agora o garfo e a faca fazem tudo. Tomam conta do que me alimenta, fazem o trajeto entre o prato e a boca, todas as horas, todos os dias. A colher passou a ser utilizada apenas para sopas e para a sobremesa, e olhe lá, até nisso o garfo já está se intrometendo...

Bom, naquele dia então, eu decidi ir contra a corrente, contra os costumes, praticamente contra a sociedade: Vou comer de colher!

E foi difícil viu! Enquanto esquentava a minha refeição no microondas me peguei diversas vezes abrindo a gaveta em busca de um garfo... Inconscientemente... Automaticamente... Sem pensar... Cheguei a toca-lo, tira-lo da gaveta. Mas então me voltava a consciência e eu colocava de volta o garfo no seu devido lugar.

Mas no entanto, nada disso conseguiu resolver o meu dilema... Quando/ Como/ Onde/ Porquê foi que eu parei de comer de colher?

Nenhum comentário: