terça-feira, 19 de maio de 2009

Olha só:

"Boa parte de suas lembranças é falsa. Jamais aconteceu. Não passa de mentiras inventadas pelo seu cérebro.

Imagine acordar certo dia e descobrir que parte de suas lembranças é pura imaginação. Isso porque a memória não é um registro da realidade - é uma interpretação construída pela mente. O nosso cérebro inventa o mundo, das cores que agente vê às experiências que agente vive. E edita essas informações antes de gravá-las.

Os mecanismos que usamos para acessar nossas memórias são os mesmo que usamos para imaginar as coisas. Uma pessoa pode ter lembranças erradas ao ler o que está gravado corretamente na sua memória. Já que a memória e a imaginação usam os mesmo mecanismos, a mente não vê problema em dar uma inventadinha para completar as lacunas.

Não há uma maneira de determinar, cientificamente, se uma lembrança é real. Nem mesmo o detector de mentiras consegue desmascarar falsas memórias, e por um motivo simples. Uma coisa não é mentira quando você acredita nela."

Retirado da Revista Super Interessante - abril 2009


Mas isso põe em cheque tudo o que eu sei, ou tudo o que acho que sei, sobre tudo o que já aconteceu na minha vida, e sobre tudo que eu aprendi!!! Ever...!!!

Puta crise existencial...

Nenhum comentário: