segunda-feira, 25 de maio de 2009

Coisa grandiosa

Tenho 20 anos. ( Aii... Sinto uma pontada sempre que penso na minha idade... )

Não sou atriz, não sou malabarista, nem contorcionista, não canto espetacularmente bem, não sou dançarina, não sou revolucionária, nunca fiz parte de nenhum protesto, não tenho um engajamento político fervoroso. Não entendo muito de artes plásticas, não sou pintora, não conheço muito sobre música, nem sobre história. Não sou gênia nas ciências humanas, muito menos das ciências exatas e menos ainda das ciências biológicas. Não sou modelo reconhecida mundialmente, não possuo uma beleza inacreditável, nem uma alegria contagiante. Não sou mestre nas artes gráficas. Não sou boa conselheira. Não sou coisa grandiosa.

Toda vez que vejo grandes talentos despontarem na televisão, como a patinadora de gelo que com 15 anos vence as competições mundiais, ou o ginasta que faz posições incríveis no Cirque du Soleil, ou a aluna prodígio que com 10 anos já sabe falar 6 línguas diferentes, eu paro pra pensar: O que é que eu já fiz da vida de tão extraordinário? O que é que eu consigo fazer que ninguém mais conseguiria? O que é que me torna diferente de qualquer outra pessoa na Terra? Onde eu sou única?

Na faculdade muitos fazem mais e melhor, no ramo social é fácil encontrar pessoas com mais amigos e mais inimigos que eu, no ramo profissional, não consigo imaginar um trabalho que eu venha a fazer que somente eu conseguisse realizar.

Não há peculiaridades que me tornem uma pessoa excepcional. Não há talentos que me destaquem da multidão.

Talvez esteja ai a beleza de ser uma pessoa... "normal".Talvez não.

Talvez não haja beleza nenhuma nisso tudo.

Um comentário:

Li disse...

Andorinha

Andorinha lá fora está dizendo:
- "Passei o dia à toa, à toa!"

Andorinha, andorinha, minha cantiga é mais triste!
Passei a vida à toa, à toa...

(Manuel Bandeira)

o bandeira, genial, também tinha essa impressão...